pagbet recuperar senha-Interditada há 20 anos por degradação ambiental, gruta paradisíaca é alvo de visitas clandestinas; entenda impactos
pagbet recuperar senha
Gruta da Lagoa Azul, localizadapagbet recuperar senhaNobres (MT), está interditada desde 2002pagbet recuperar senha de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A Gruta da Lagoa Azul, localizada no município de Nobres (a 146km de Cuiabá), no Mato Grosso, está interditada desde 2002 devido à degradação ambiental, mas continua sendo alvo de visitações clandestinas. Conforme apurado pelo Terra, guias de turismo clandestinos oferecem passeios no local, mas não informam aos turistas sobre a interdição. Eles cobram valores que podem variar de R$ 110 a R$ 250 por pessoa, dependendo da época do ano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Apesar da interdição, nas redes sociais é possível encontrar dezenas de registros de turistaspagbet recuperar senhapasseios recentes no local. Em pesquisa na internet, também há sites turísticos que oferecem a visitação clandestina. Em contato com algum desses sites, a reportagem foi informada que o passeio é feito com equipamentos de segurança, maspagbet recuperar senhanenhum momento é citado que é proibido visitar a Gruta.
Em setembro de 2022, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros realizaram uma operação no local após receber denúncias sobre a existência de trilha clandestina.
A Gruta Lagoa Azul está localizada no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (PEGLA) e foi interditada há cerca de 20 anos. Em maio de 2022, após articulação do MPMT com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Conselho Consultivo do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (Pegla), criadopagbet recuperar senhadezembro de 2014, foi reativado. O conselho é responsável por acompanhar a elaboração e implementação do Plano de Manejo da unidade de conservação.
Impactos ambientais
Ao Terra, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) explicou que os impactos decorrentes da exploração turística desordenada e não autorizada pela Sema-MT são vários, entre eles a contaminação das áreas alagadiças, particularmente frágeis, pois atuam como cabeceiras de drenagem e, na região, assumem um papel duplo e fundamental na qualidade da água: o de abastecimento e manutenção dos belos cenários naturais.
Outro impacto é a perturbação da fauna,pagbet recuperar senhaespecial da aquática. O acúmulo de lixo nos cursos d’água locais e o ato de tentar tocar os animais levam a intenso estresse desses, podendo implicarpagbet recuperar senhamortalidade e/ou na interrupção de processos fundamentais, como a reprodução.
O comprometimento do patrimônio espeleológico por quebra dos ornamentos ou pichação e outras atividades também é considerado um impacto ambiental decorrente da exploração turística desordenada e não autorizada.
A pasta destaca que a Gruta da Lagoa Azul possui alertas e placas avisando da interdição e risco, é monitorada e mantém uma gerência que realiza as orientações. A população local também auxilia nesse sentido. Qualquer pessoa que esteja adentrando no local está infringindo as regras do órgão ambiental e assumindo os riscos de acidentes.
De acordo com a Sema-MT, o risco de acidentes é elevado, até porque o local é de difícil acesso e ainda não possui estrutura para o receptivo de turistas. Entre os riscos está a possibilidade de desprendimento de rochas do teto da Gruta, quedas, a contaminação dos visitantes por vetores transmissores de doenças, a exemplo da febre maculosa, causada pela picada do carrapato; e da leishmaniose, pelo mosquito do gênero Lutzomyia, entre outros.
O processo para liberar a visitação estápagbet recuperar senhafase final de regularização fundiária. Após essa fase, serão realizados investimentospagbet recuperar senhainfraestrutura da área. A desinterdição da Gruta da Lagoa Azul é uma meta prioritária do Governo do Estado, por meio da Sema-MT, conforme afirmado pela Secretaria.