Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

pagbet recuperar senha-Interditada há 20 anos por degradação ambiental, gruta paradisíaca é alvo de visitas clandestinas; entenda impactos

pagbet recuperar senha

Gruta da Lagoa Azul, localizadapagbet recuperar senhaNobres (MT), está interditada desde 2002
2 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Gruta da Lagoa Azul
Gruta da Lagoa Azul
Foto: Divulgação/Ministério Público do Estado de Mato Grosso

pagbet recuperar senha de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A Gruta da Lagoa Azul, localizada no município de Nobres (a 146km de Cuiabá), no Mato Grosso, está interditada desde 2002 devido à degradação ambiental, mas continua sendo alvo de visitações clandestinas. Conforme apurado pelo Terra, guias de turismo clandestinos oferecem passeios no local, mas não informam aos turistas sobre a interdição. Eles cobram valores que podem variar de R$ 110 a R$ 250 por pessoa, dependendo da época do ano.

Apesar da interdição, nas redes sociais é possível encontrar dezenas de registros de turistaspagbet recuperar senhapasseios recentes no local. Em pesquisa na internet, também há sites turísticos que oferecem a visitação clandestina. Em contato com algum desses sites, a reportagem foi informada que o passeio é feito com equipamentos de segurança, maspagbet recuperar senhanenhum momento é citado que é proibido visitar a Gruta. 

Em setembro de 2022, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros realizaram uma operação no local após receber denúncias sobre a existência de trilha clandestina. 

Apesar da interdição, nas redes sociais é possível encontrar dezenas de registros de turistaspagbet recuperar senhapasseios recentes no local
Apesar da interdição, nas redes sociais é possível encontrar dezenas de registros de turistaspagbet recuperar senhapasseios recentes no local
Foto: Reprodução/Instagram

A Gruta Lagoa Azul está localizada no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (PEGLA) e foi interditada há cerca de 20 anos. Em maio de 2022, após articulação do MPMT com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Conselho Consultivo do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (Pegla), criadopagbet recuperar senhadezembro de 2014, foi reativado. O conselho é responsável por acompanhar a elaboração e implementação do Plano de Manejo da unidade de conservação.

Impactos ambientais 

Ao Terra, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) explicou que os impactos decorrentes da exploração turística desordenada e não autorizada pela Sema-MT são vários, entre eles a contaminação das áreas alagadiças, particularmente frágeis, pois atuam como cabeceiras de drenagem e, na região, assumem um papel duplo e fundamental na qualidade da água: o de abastecimento e manutenção dos belos cenários naturais.

Outro impacto é a perturbação da fauna,pagbet recuperar senhaespecial da aquática. O acúmulo de lixo nos cursos d’água locais e o ato de tentar tocar os animais levam a intenso estresse desses, podendo implicarpagbet recuperar senhamortalidade e/ou na interrupção de processos fundamentais, como a reprodução.

O comprometimento do patrimônio espeleológico por quebra dos ornamentos ou pichação e outras atividades também é considerado um impacto ambiental decorrente da exploração turística desordenada e não autorizada.

A pasta destaca que a Gruta da Lagoa Azul possui alertas e placas avisando da interdição e risco, é monitorada e mantém uma gerência que realiza as orientações. A população local também auxilia nesse sentido. Qualquer pessoa que esteja adentrando no local está infringindo as regras do órgão ambiental e assumindo os riscos de acidentes.

De acordo com a Sema-MT, o risco de acidentes é elevado, até porque o local é de difícil acesso e ainda não possui estrutura para o receptivo de turistas. Entre os riscos está a possibilidade de desprendimento de rochas do teto da Gruta, quedas, a contaminação dos visitantes por vetores transmissores de doenças, a exemplo da febre maculosa, causada pela picada do carrapato; e da leishmaniose, pelo mosquito do gênero Lutzomyia, entre outros.

O processo para liberar a visitação estápagbet recuperar senhafase final de regularização fundiária. Após essa fase, serão realizados investimentospagbet recuperar senhainfraestrutura da área. A desinterdição da Gruta da Lagoa Azul é uma meta prioritária do Governo do Estado, por meio da Sema-MT, conforme afirmado pela Secretaria.

Lagarto a ostras: conheça 6 animais hermafroditas Lagarto a ostras: conheça 6 animais hermafroditas

Fonte: Redação Terra
Compartilhar

Fontes de referência

  1. baixar blaze apostas online
  2. roleta de prêmios online grátis
  3. bets esportes com

    1. TAGS
Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade