Conheça a cidade no Brasil que tem centenas de prédios tortos

Entenda porque cidade no litoral paulista concentra ao menos 319 prédios tortos

Foto: Wikipedia

Santos, SP

A cidade paulista tem 319 prédios tortos, sendo que 65 deles estão localizados na orla da praia e apresentam maior inclinação, conforme um levantamento feito pela prefeitura do municípiojogos de ganhar dinheiro de verdade grátis2023

Foto: Reprodução/Jornal Tribuna 2ª Edição

É perigoso?

Segundo a prefeitura, apesar de os prédios estarem tortos, as condições atuais deles não indicam comprometimento das seguranças estruturais.

Foto: Wikimedia Commons

Monitoramento

Uma lei de 2201 exige que engenheiros ou arquitetos legalmente habilitados e registrados na prefeitura avaliem as condições das edificações e determinem a necessidade de reparos ou manutenção.

Foto: Reprodução/Unicamp

Teria coragem?

Quem mora nesses prédios relata alguns fatos curiosos, como portas que não ficam abertas e objetos que deslizam devido à inclinação do imóvel.

Foto: Freepik

Por que tantos prédios tortos?

Segundo o Instituto de Geociências da Unicamp, o problema se deve ao solo da cidade, formado por uma camada de argila de até 40 metros de espessura.

Foto: Flipar

Fundações rasas

Por serem prédios antigos, dos anos 1970, eles têm fundações rasas, que afundaram devido ao solo mais mole, explica o estudo.

Foto: Mega Curioso

Economia acelerada

Outro fator agravante é que na época havia um grande interesse econômicojogos de ganhar dinheiro de verdade grátisconstruir rapidamente, resultandojogos de ganhar dinheiro de verdade grátisfundações com apenas 3 ou 4 metros de profundidade, que tocavam apenas a primeira camada de solo, composta por areia fina e argilosa relativamente firme.

Foto: Wikipedia

Antes de ir

Por que o sal-gema é tão valioso? Exploração do minério causou afundamentojogos de ganhar dinheiro de verdade grátisMaceió

Foto: Guia do Estudante

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: